Universal torna-se o primeiro estúdio cinematográfico a adotar o padrão digital ACES

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Universal Pictures é o primeiro estúdio a anunciar um grande compromisso com a implementação do sistema ACES, da Academy of Motion Picture Arts and Sciences, desde a produção até a distribuição e arquivamento.

“Universal estabeleceu uma meta de implementação abrangente do ACES dentro de dois anos, ou até o primeiro trimestre de 2018, para todos os nossos recursos” anunciou Wade Hanniball, VP sênior de operações e tecnologia de cinema digital do estúdio, durante um painel de discussão na National Association of Broadcasters Show.

O Academy Color Encoding System, ou ACES, foi desenvolvido através do Conselho SciTech da AMPAS, com inputs de todos os estúdios de Hollywood. É um sistema para gerir os negativos digitais, que substituem negativos de filmes.

Como o cinema digital se torna a norma e padrões digitais substituem o antigo negativo de 35mm, um negativo digital padrão é importante para preservar filme. O sistema também pode auxiliar o processo de pós-produção, porque as novas ferramentas e formatos digitais criam desafios, explicou Hanniball dizendo que eles “fazem masterização oportuna e finalização mais difíceis, muitas vezes com despesa adicional significativa. Esses formatos colocam mais exigências em um prazo que vem encolhendo e aumentam a pressão para disponibilizar o filme o quanto antes aos canais de EST (electronic sell-through) e VOD (video on demand) após o lançamento no cinema. Se o trabalho não for feito corretamente, há um risco potencial de comprometer todos os esforços criativos de cineastas no que diz respeito ao look e cor do filme.”

Hanniball chamada meta da Universal “complicada e não é trivial”, mas acrescentou que é necessária. “É uma resposta ao contínuo e rápido aumento de novas tecnologias que afetam nosso negócio principal de criação de recurso de imagens em movimento”, disse ele. “As novas ferramentas digitais estão permitindo uma onda de novos formatos e deliveries.”

Enquanto Universal é o primeiro estúdio de anunciar tal comprometimento com ACES, Hanniball disse que “espera totalmente que outros grandes estúdios sigam o exemplo”.  Desde que a primeira versão do ACES foi apresentada no final de 2014, cerca de 25 empresas, incluindo fabricantes de equipamentos e casas de VFX, assinaram para apoiar ACES.

A Clandestino começou a testar o ACES em seu workflow, para aprimorar seu uso no dia a dia, acompanhando a tendência do mercado de pós-produção internacional.

Para saber mais sobre ACES, clique aqui.

Fontes: www.hollywoodreporter.com e www.mixinglight.com .